quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Os movimentos da população

Uma população pode aumentar ou diminuir a custo da taxa de nascimento ou de morte. As taxas anuais de nascimento superando as taxas anuais de mortalidade resultam num crescimento populacional. Esse fato caracteriza o movimento vertical da população.
Pode, no entanto, ocorrer uma diminuição ou aumento de população porque uma parcela dela deixa uma região e muda – se para outra. Esses movimentos são chamados de migratórios e caracterizam os movimentos populacionais horizontais.
Esses deslocamentos de população podem ser sazonais, episódico ou temporário e definitivo. Quando uma parcela da população, em férias, dirigiu – se para estações balneárias ou estações de repouso ou cura, provoca um deslocamento temporário. Também é sazonal o deslocamento de grupos em busca de água para seus animais, como no Nordeste brasileiro, e em outras regiões desérticas asiáticas. Quando o deslocamento é definitivo, isto é, uma população se deslocando para outro lugar, para começar vida nova, estabelecendo – se em alguma atividade permanente, temos um movimento migratório definitivo.

Esses deslocamentos podem ser de dois tipos:

Interno: Quando ocorrem no interior de um país e não resultam em perda de população.

Externos: Quando ocorrem de um país para o outro.

0 comentários:

Postar um comentário