terça-feira, 13 de outubro de 2009

Bairro sem carros


Parece mentira, mas no bairro de Vauban, localizado na cidade alemã Freiburg, não circulam carros. A região, planejada para ser ecologicamente correta, começou a ser construída em meados dos anos 90 e passou a ser habitada após o ano 2000.

Esse distrito experimental, localizado próximo da fronteira suíça, proíbe o uso de carros. A única via que passa um transporte similar é na rua principal, de onde sai um bonde que segue para o centro de Freiburg. Ter um automóvel é permitido, porém, eles devem ser deixados em grandes garagens localizadas fora do limite da comunidade.

Por conta dessa norma, cerca de 70% das famílias que lá moram, não possuem veículos. Desta porcentagem, 57% venderam o carro para se mudar para o bairro. “Quando eu tinha carro, estava sempre tensa. Desta forma sou muito mais feliz”, afirma Heidrun Walter, habitante do local, em entrevista ao The New York Times.

Neste local, 5.500 pessoas vivem, distribuídas por uma área de 2,6km2. O modelo de Vauban é, certamente, radical. Mas, a idéia de colocar o comércio distribuido em avenidas principais, já é copiado por outros suburbios que querem evitar o acumulo de carros em um único local - como os shoppings localizados em estradas distantes da área residencial. Nos Estados Unidos, bairros mais simples já copiam a idéia de concentrar menos automóveis dentro da comunidade substituindo-os por um transporte público de qualidade.

As bicicletas, o verde e a paz predominam por lá. E o meio ambiente agradece.

0 comentários:

Postar um comentário